Qual a diferença entre o PMP e o MRP?
Basicamente a diferença básica entre eles é devido:
- PMP é feito para os produto finais, que possui uma demanda independente, na qual converte a mesma em um programa de produção.
- Porém o MRP partindo do PMP, dita as ordens de compra/produção para todos os componentes, subcomponentes que formam o produto final.
Estrutura de um produto:
MRP:
Dizemos que o MRP é uma técnica utilizada para converter o programa-mestre de produção (PMP) de um item de demanda independente em uma programação das necessidades das partes do componente do item (demanda dependente)
Ou seja, obtém as necessidades de cada partes da peça (subconjuntos, peças ou matérias primas), em cada período do planejamento (horizonte), para atender o PMP. É útil quando o produto final é um elemento composto, sendo necessariamente importante quanto há uma complexidade e variedade na estrutura do mesmo.
Sendo um sistema de gestão de estoque pra demanda dependente por que as necessidades se calculam com base nas quantidades fixadas no PMP para os produtos finais. Tendo como função principal, coordenar a partir de ordens de compra e fabricação.
Informações para o MRP:
- Estrutura do produto (O produto e seus componentes, subcomponentes)
- Origem dos itens comprados/fabricados (Cada item deve obter a informação sobre se é comprado ou fabricado internamente, com intuito de direcionar as ordens corretamente)
- Prazos de fornecimento/fabricação (Quanto tempo leva pra eu pedi e receber)
- Lotes de fornecimento/fabricação (Se houverem lotes o MRP deve gerar os pedidos do tamanho certo, de acordo com o mesmo)
- Estoque de segurança (Para cada item/componente é necessário saber quanto vou carregar para o estoque de segurança)
Exemplo do MRP explicativo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário