terça-feira, 22 de novembro de 2016

GPO - Curva ABC / Beer Game (P4)

Curva ABC 

A curva de experiência ABC, também conhecida como Análise de Pareto, ou regra 80/20, é um estudo que foi desenvolvido a partir de uma analise onde 80% dos problemas geralmente são causados por 20% dos fatores.Ou seja, tem como função
distinguir dentro dos meus itens no estoque, quais são os mais importantes (valor maior) e menos importantes para a organização a partir de um critério pré estabelecido.

 Exemplo: Tenho uma série de itens (caneta, apagador, lápis, etc.), quais deles são os mais importantes para minha empresa de acordo com alguns critérios como: Rotatividade, lucratividade e custo unitário. 

A classificação é feita em termos de importância para à empresa, como:


Classe A:  ± 20% dos itens  apresentam ± 80% do valor de importância
Classe B: ± 30% dos itens apresentam ± 15% do valor de importância
Classe C: ± 50% dos itens  apresentam ± 5% do valor de importância

Graficamente:





BEER GAME (Apenas conceito)

O jogo tem como função simular uma cadeia de suprimento de cerveja com 4 estágios (Fabricante, Atacadista, Distribuidor e Varejista). O objetivo do jogo é manter o estoque mais baixo possível. (Tendo dois custos apenas sendo eles: Estocagem e falta de material). A grande problemática encontrada no jogo é o efeito que a tomada de decisão da demanda do varejista influência à tomada de decisão de demanda sobre os outros setores, este efeito é denominado efeito chicote.

EFEITO CHICOTE:

O efeito chicote é uma demora da industria/comércio de compreender o comportamento do consumidor. É como se o comportamento do consumidor mudasse rapidamente a industria demorasse para obter está informação. Exemplo: Supomos que por um motivo aleatório boa parte dos moradores de uma cidade querem comprar um novo celular, a industria de celulares não vai obter está informação de imediato, resultando em uma demora para a produção e um atraso para chegar na loja. Ou seja, ocorre pelas altas variações de demanda (Uma pequena variação no varejo acarreta uma alta variação no fim da cadeia que está inserido) .

FATORES QUE GERAM O EFEITO CHICOTE:

Fatores como:

- Estrutura da cadeia (Quanto maior a cadeia, maior o efeito chicote sobre ela)
- Existência de um lead-time (Pois se a entrega fosse instantânea, o efeito chicote iria diminuir gradativamente)
- Falta de comunicação (Dentro da cadeia)
- Uso de estratégias individuais 
- Pedidos em lotes (Seja minha demanda constante 8 unidades e eu defino que meu lote de compra/produção seja 10, está diferença irá acarretar uma enorme variação no fim da cadeia)
- Flutuações no preço (Promoções como "Quarta feita de feira" geram picos de demanda, gerando uma distorção na cadeia, aumento o efeito chicote, pois o tempo de resposta é lento dentro da cadeia)
- Imprevisibilidade da cadeia


AÇÕES POSSÍVEIS PARA REDUZIR O EFEITO CHICOTE

- Redução de lead-times
- Uso de EDI e ERP's (Troca eletrônica de dados, viabilizando a falta de comunicação)
-  Possuir um coordenador que defina o estoque de cada setor
- Reduzir estágios (Encurtar a cadeia)
- Trabalhar com lotes unitários/menores 
- Política de preço baixo todo dia
- Acesso a demanda nos pontos de venda


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